Vamos falar sobre Branding?

blog

Toda empresa tem um DNA, uma identidade única que a representa frente ao mercado. Porém, muitas vezes essa identidade pode estar perdida em meio a falta de posicionamento da marca ou má gestão. Para tentar reverter esse quadro e trazer novamente a essência da marca, o Branding é a estratégia mais indicada.

Mas você sabe como o branding funciona?

Antes de mais nada é importante deixar claro que o branding ocorre por meio de várias etapas, tudo vai depender do contexto mercadológico. Se uma empresa está passando por um período de crise de reputação, a estratégia a ser adotada irá focar na transformação da imagem da empresa; se o problema for relacionado a falta de demanda pelo consumidor, a saída mais indicada é a reformulação dos produtos e preços com o objetivo de gerar novas percepções junto aos consumidores.

Houve um tempo em que o branding possuía uma imagem depreciada, ou seja, era visto apenas como criação ou reformulação de logotipos, visão totalmente desatualizada e distorcida, já que o branding na realidade atua como uma importante ferramenta da estratégia de negócios, uma vez que oferece um mix de soluções para a gestão inteligente de uma marca.

Um projeto de branding tem como ponto de partida, um diagnóstico em profundidade para a identificação de gaps e entendimento do DNA da marca. A partir disso, podemos estabelecer estratégias claras de posicionamento e comunicação de marca, que estejam 100% alinhadas com a estratégia de negócios. Compreender a essência da empresa e seu propósito frente ao consumidor é fundamental para a construção de uma marca de sucesso.

 O que devemos levar em consideração em um projeto de branding?

 Pilares

  •  Diagnóstico e mapeamento das áreas que precisam de melhorias
  • Reconhecimento da essência da marca
  • Entendimento das necessidades e problemas da empresa

 Demandas específicas:

  • Entendimento do público
  • Transformação da imagem
  • Identidade visual
  • Adaptação dos produtos
  • Pontos de Venda
  • Usuário na Web

As mudanças radicais no comportamento de compra dos consumidores vem impulsionando cada dia mais o e-commerce, o que exige que as marcas migrem cada vez mais para o ambiente digital. Essa realidade leva o branding a um novo patamar, uma vez que agora os pontos de contato com a marca são muito mais digitais do que físicos, portanto é vital adotar uma estratégia que enriqueça a experiencia de compra na web. O consumidor de hoje não está interessado mais em se deslocar para adquirir produtos, mas sim em realizar compras com facilidade e, se possível, com apenas um clique.

O branding digital oferece oportunidades principalmente para as empresas de pequeno porte ampliarem o alcance de suas marcas e conquistarem novos clientes.

 

Tags: , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta