Como renovar a comunicação de uma grande empresa de engenharia com uma história acumulada de 30 anos?

Novo Website Intertechne

Essa foi exatamente a primeira pergunta que o time criativo da Manalais fez em 2019 quando assumiu a conta da Intertechne Consultores, uma das maiores empresas de engenharia consultiva da América Latina. Segundo Jemon Brustolin, Co-founder e Chief Strategist na Manalais, a agência é especialista em atender empresas B2B nos mais variados setores.

”Enquanto a maioria das agências visualiza as empresas B2B como um patinho feio, a gente sempre agiu na contramão do mercado. Adoramos os desafios desse tipo de empresa. Quem disse que a comunicação B2B precisar ser sisuda? É justamente esse tipo de pensamento que procuramos aplicar na estratégia de comunicação da Intertechne”, assinala Jemon.

”Desde o início imaginamos que precisaríamos acima de tudo humanizar a marca Intertechne e não apenas apresentar suas soluções e seu portfólio de obras. Percebemos que uma empresa de projetos de engenharia não é feita apenas de softwares e belos escritórios, mas sim de gente, de talentos. Acredito que esse insight foi fundamental para o nosso trabalho, porque a partir desse entendimento, resolvemos trazer os times da Intertechne para toda a comunicação da empresa, dos posts em redes sociais até o novo website que apresenta as principais lideranças da Intertechne”, defende Jemon.

A Manalais assumiu a conta da Intertechne com o objetivo de posicionar a marca como uma provedora global de soluções em projetos e gerenciamento de obras nas área de energia, infraestrutura e óleo & gás. A Interteche é um importante player no segmento, uma vez que desenvolve grandes projetos de UHEs, PCHs, plantas eólicas e solares, refinarias, plataformas de petróleo, aeroportos e linhas de metrô.

De acordo com Jemon, a empresa já desenvolve obras em vários países da América Latina e África, mas a meta é expandir os negócios da empresa no Brasil e no exterior. ”Para fortalecer a marca no segmento estamos trabalhando pesado nas redes sociais com o objetivo de produzir conteúdo que engaje os profissionais da cadeia de engenharia em torno da marca. O novo website também faz parte da estratégia de branded content que estamos desenvolvendo. Nesse ano, também avançaremos com campanhas de mídia programática com o objetivo de incrementar o reconhecimento da marca e gerar novas oportunidades de ativação de vendas”, afirma Jemon.


O executivo ressalta que o novo website foi pensado de forma a orquestrar adequadamente elementos como arquitetura de informação, design gráfico, qualidade criativa dos textos, curadoria de imagens, formulários de contato, experiência do usuário, responsibilidade, entre outros fatores. ”Para atingir esse resultado alocamos para o projeto uma equipe sênior multidisciplinar composta por programadores, UX designers, redatores e, principalmente  profissionais de planejamento com capacidade de identificar insights que fossem altamente relevantes para o projeto. A ideia foi criar uma interface moderna que facilitasse para o usuário o acesso ao vasto portfólio de obras e que deixasse muito claro os diferenciais da empresa em cada um dos segmentos em que atua”, finaliza Jemon.