Manalais assina nova arquitetura de marcas do grupo Cesbe

A Cesbe Engenharia, uma das maiores e mais tradicionais construtoras do país acaba de ganhar uma nova identidade visual. Em 2021, a empresa foi classificada no ranking da Revista O Empreiteiro como a décima maior construtora brasileira.

Nos últimos anos, a Cesbe incrementou significativamente o seu volume de negócios.  Segundo Jemon Brustolin, cofounder e Chief Strategist da Manalais, o rebranding da marca Cesbe Engenharia veio para acompanhar o novo momento da empresa que tem evoluído em seus processos de gestão como forma de estar em sintonia com as profundas mudanças no setor e na sociedade.

 ”Além da reformulação do logotipo da Cesbe Engenharia, principal empresa controlada do grupo, também reformulamos toda a arquitetura de marcas do grupo. Fizemos um rebranding da CEPAR, que ganhou um novo logo e passou a se chamar Cesbe Energia, uma marca que será responsável pela atuação do grupo Cesbe em investimentos ligados a concessões de energia e infraestrutura. Também foi criado um logotipo para o grupo Cesbe. As novas identidades visam criar uma arquitetura de marca sólida e coerente para o grupo”, sinaliza Jemon.

Segundo o executivo, o projeto de rebranding das marcas envolveu um longo e profundo processo que teve início com pesquisa de mercado com todos os stakeholders da empresa com o objetivo de levantar insights, além de workshops com gestores para descoberta do Propósito da Marca. ”O mundo mudou muito nos últimos anos e com a engenharia não foi diferente. A nova marca da Cesbe Engenharia tem o papel de traduzir toda essa mudança. Daqui pra frente, a forma de fazer engenharia precisará estar ancorada na sustentabilidade e no bem-estar das pessoas”, defende Jemon.

Para Jackson Brustolin, cofounder e Chief Creative da Manalais, o novo logotipo da Cesbe Engenharia vem para trazer ainda mais protagonismo para a empresa e reforçar seu posicionamento no cenário nacional da engenharia. ”Repensamos não apenas o logotipo da empresa, mas toda a linguagem visual e verbal utilizada na comunicação. O tom de voz ganhará um toque mais informal com o objetivo de aproximar a marca de seus públicos de interesse e mostrar uma dimensão mais humana da empresa”, destaca Jackson.

”Com uma paleta de cores mais jovial e tipografia geométrica, o novo logo da Cesbe Engenharia utiliza formas circulares e minimalistas que denotam modernidade. Todos os elementos visuais procuram trazer leveza, clareza, simplicidade e, sobretudo conforto visual. E para reforçar o posicionamento da marca Cesbe Engenharia criamos um slogan ”Engenharia para um novo mundo”, que traduz as exigências e anseios de um mundo em constante transformação”, destaca Jackson. 

Segundo Jemon, o logo da Cesbe Energia também nasce ousado. ”Com um toque mais vibrante na paleta de cores, a identidade reflete a atuação da empresa como investidora em projetos de concessão de infraestrutura e energia. Por outra lado, no caso do grupo Cesbe, utilizamos uma combinação de cores mais sóbria e elegante (cinza e azul escuro), cores que contribuem para transmitir solidez financeira. E para reforçar o posicionamento criamos um slogan ”Grupo Cesbe. Uma nova postura. Uma nova história”, finaliza Jemon.