10 dicas certeiras de como construir autoridade nas redes sociais

10 dicas certeiras de como construir autoridade nas redes sociais

Não é segredo para ninguém que está cada vez mais difícil se destacar nas redes sociais. Todos os dias milhares de pessoas novas ingressam nas redes, aumentando o conteúdo e, consequentemente, a disputa por um “lugar ao sol no feed” do cliente.

Uma frase nunca fez tanto sentido para as redes sociais quanto aquela “quem não é visto, não é lembrado”, e para criar autoridade no meio digital, você precisa ser visto. Mas como fazer isso quando os algoritmos mudam a cada dia e diminuem gradativamente o alcance orgânico de contas comerciais?

A resposta está nas ações feitas dentro das redes. Você precisa de conteúdos que gerem engajamento, então a plataforma entenderá que as suas postagens são relevantes e entregará para mais pessoas, formando um circulo virtuoso.

Confira abaixo 10 dicas para você se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado nas redes sociais.

1. Crie conteúdo relevante 

Ninguém acompanha uma página que não entrega conteúdo de seu interesse. Estude, pesquise, planeje e publique posts que chamem a atenção do seu público. Traga conteúdo autoral e original que esclareça qual é o perfil do seu negócio e que mostre ao seu público quais as vantagens que você oferece. Publique os projetos que já realizou e, principalmente, traga conteúdo novo e atual, ninguém que ler a informação de ontem, todos querem saber o que está acontecendo agora.

2. Saiba qual é o seu público alvo e tenha definida a sua persona

Para ter sucesso na criação de conteúdo relevante, você precisa, primeiramente, ter os perfis de públicos bem definidos. Você só vai conseguir acertar no conteúdo das suas redes se conhecer em profundidade o seu público. Entenda o comportamento dessas pessoas e saiba quais são as suas dores. Tenha consolidado o que esse público deseja que o seu produto faça por ele e, a partir daí, você vai conseguir uma comunicação certeira.

Uma boa estratégia é fazer perguntas nas redes, tanto em publicações quanto em stories. Além de incentivar que seu público interaja com o seu conteúdo, melhorando os seus resultados, você consegue saber exatamente o que eles esperam das suas páginas e, de quebra, faz com que eles se sintam parte do seu negócio. Essa é uma estratégia ótima!

Leia também o nosso artigo ”As melhores práticas em gestão de redes sociais” para ajudá-lo a criar um road map em torno dos pontos mais importantes do gerenciamento avançado de redes sociais

3. Utilize todas as ferramentas disponíveis de cada plataforma

Gerar engajamento, tá aí um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Mas as próprias plataformas disponibilizam ferramentas que ajudam você a conseguir isso. Existem opções de enquetes, caixas de perguntas, compartilhamento, testes, pedidos de opinião e por aí vai. Com essa estratégia você incentiva o seu público a interagir com o seu conteúdo, além de gerar mais engajamento, pois eles estão dando a opinião deles nas suas páginas.

Sem contar que, utilizando estas opções, as plataformas percebem que você está aproveitando todas as ferramentas disponíveis, e te dão um bônus por isso: aumento no alcance do seu conteúdo.

4. Seja o benchmarking do seu setor

Benchmarking? O que é isso?

Sabe quando você vai lá olhar as redes do seu concorrente para ver o que ele está postando? Isso é benchmarking, ou seja, por meio dessa análise você identifica aqueles concorrentes que possuem as melhores estratégias de produção de conteúdo na sua categoria de negócios.

Mas cuidado, esse trabalho de análise é voltado para você identificar insights que te ajudem a criar uma narrativa de conteúdo diferenciada para a sua marca. Não é para você literalmente copiar o que seus concorrentes fazem. É lógico que as melhores práticas identificadas sempre devem ser aplicadas no sentido de melhorar a sua estratégia, mas sempre com o intuito de diferenciar a sua narrativa de marca das demais.

O que você precisa fazer é se tornar essa marca que todos querem “stalkear“, aquela que seus concorrentes olham e falam “vamos seguir ela pra ver o que posta”. Quando isso acontece, significa que você está no caminho certo, entregando a mensagem correta para o público adequado, e chama atenção por isso.

Esse feito vai fazer você se tornar lembrado, não só pelos seus concorrentes, mas também pelos clientes, que verão em você alguém que entende do assunto e sabe o que está falando, gerando uma relação de confiança entre a empresa e o cliente. Por esse motivo, seu publico pensará em você por primeiro na hora de contratar um serviço ou comprar um produto que a sua empresa vende.

5. Mantenha a frequência de postagens

Não adianta nada você fazer um post superlegal e cheio de conteúdo hoje e, depois, ficar uma semana sem postar nada. As redes devem ser alimentadas frequentemente por dois motivos:

  •  As pessoas não vão se lembrar e criar uma conexão com a sua marca se você não publica nada nos seus perfis. Sem ter o que consumir, os clientes não terão interesse em entrar na sua página e ver o que tem lá. É importante nutrir sua rede frequentemente.
  • O algoritmo das redes sociais penaliza quem não posta frequentemente. Com isso, ele vai derrubar o seu alcance, consequentemente, diminuindo quantidade de interações, o que prejudica o seu nível de engajamento. É um efeito dominó e, no final de tudo isso, você vai publicar o conteúdo para poucas pessoas. Por isso, poste com frequência e tenha o algoritmo do seu lado.

E não esqueça de publicar stories também! Eles tem um poder de alcance muito grande e, se utilizado de maneira inteligente, pode trazer grandes vantagens para a sua marca.

6. Poste mais stories e Reels

Já que acabei de citar a importância dos stories, vou explicar um pouquinho mais sobre esta ferramenta. Os stories são uma ótima forma de manter o seu negócio “no ar” o tempo todo. Com ele, você pode mostrar os bastidores, visitas a clientes, dia a dia da empresa, como são feitos os produtos e serviços, enfim, você tem uma infinidade de opções.

E tudo isso serve para você mostrar ao seu cliente o quanto o seu negócio é sério e vai de encontro com os valores de quem te segue. Você fica lembrando o seu público o dia inteiro do que a sua empresa pode fazer por ele, e essa é uma oportunidade valiosíssima para gerar identificação do seu público com a sua marca.

7. Aposte num visual bonito e atrativo

É comprovado que o ser humano tem uma predileção pelo que é visual, por isso primeiro ele se interessa pela imagem e, se gostar do que ver, vai ler o texto. Então capriche nas imagens!

Dê preferência para fotos autorais e fuja de banco de imagens pois, além de fotos próprias gerarem mais engajamento e identificação do público, as plataformas costumam penalizar posts com fotos de banco de imagens. Preste atenção na qualidade e tamanho das fotos, pois isso faz total diferença na qualidade do conteúdo e no visual do feed de notícias das redes sociais. As vezes vale a pena até colocar uma pequena frase com o tema do assunto para chamar atenção para o texto do post.

Coloque imagens do dia a dia da sua empresa, clientes satisfeitos, projetos impecáveis, mostre como o seu negócio é bom através das imagens e chame o público para ver o restante do conteúdo.

8. Invista em mídia paga

Você fez um post muito interessante, mas a sua página ainda não tem alcance suficiente, então faça publicidade paga. Impulsione os seus posts de caráter mais estratégico!

Esta é uma ferramenta poderosíssima que vai trabalhar a seu favor e trazer leads QUALIFICADOS, que é o que realmente nos interessa.

Com anúncios patrocinados das plataformas do Facebook, Instagram e LinkedIn você pode atingir um número muito maior de pessoas, e ainda pode segmentar as características do público como sexo, idade, interesses, região, entre outras variáveis. Isso ajuda muito a direcionar os seus investimentos para o grupo certo de pessoas e não jogar seu tempo e dinheiro fora.

Se você não tem muita prática com a gestão de anúncios patrocinados, contrate uma empresa de marketing, mas não deixe de utilizar uma ferramenta tão eficiente como essa, até porque as redes sociais são atualmente as plataformas de mídia mais poderosas do mundo. A hegemonia da TV acabou de vez!

9. Participe ativamente da criação de conteúdo da sua empresa

Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você. Por isso planeje com muito carinho e coloque a mão na massa, interaja com os clientes, responda comentários e mensagens (é muito importante não deixar ninguém sem resposta).

Se você contratar uma empresa de marketing para te auxiliar neste serviço, seja um cliente proativo, mande sugestões, imagens, deixe a agência a par de todas as novidades que acontecem na empresa e, principalmente, tenha agilidade para tomar decisões e aprovar os conteúdos. Com dedicação e trabalho duro você chegará longe e será uma autoridade no seu segmento de mercado.

10. Avalie a possibilidade de contratar influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são conhecidos justamente pela autoridade que demonstram em seus assuntos tratados e, por isso, possuem milhares e, até milhões, de seguidores. Grande parte do público que segue os digitais influencers costumam comprar o que eles indicam de olhos fechados, justamente porque confiam que eles não indicariam um produto ou serviço de má qualidade.

Quando você contrata um digital influencer, você contrata junto a influência dele sobre os seus seguidores. Ou seja, basicamente ele vai transferir toda a autoridade que ele conquistou para o que você oferece, e os resultados costumam ser excelentes.

É claro que você tem que tomar alguns cuidados, como contratar uma pessoa que fale de assuntos relacionados aos produtos da sua empresa. Também se atente em escolher um influencer que compartilhe dos mesmos princípios que você, por exemplo, seria um tiro no pé se você vendesse produtos veganos e contratasse uma pessoa que não se importa com animais.

Leia também o nosso artigo “A importância dos microinfluenciadores na sua estratégia de social media” para amarrar todos os seus esforços e criar uma estratégia de sucesso.  

Pense com carinho na possibilidade e veja qual a melhor opção para você. Como já disse antes, você tem uma infinidades de opções para fazer as redes sociais do seu negócio decolar.

Crescer nas redes sociais de maneira eficaz e com o público certo demanda muito esforço e dedicação. Trouxemos aqui algumas dicas para te ajudar a conseguir chegar onde deseja, mas a verdade é que não existe uma “receita de bolo”  para se tornar autoridade nas redes sociais.

Coloque a mão na massa, estude, analise, repense, refaça o planejamento se precisar, mas não fique parado no tempo. O futuro das empresas está no meio digital e quem não se adequar vai perder espaço para as empresas que estão ligadas nas novas tendências e tecnologias.

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