Como utilizar o e-mail marketing para alavancar suas conversões

Muitas pessoas pensam que o e-mail marketing morreu, talvez pelo fato de não obterem bons resultados. Mas isso acontece principalmente quando as empresas não utilizam a estratégia correta. Em resumo, o email continua sendo um importante canal de marketing capaz de impulsionar vendas e fortalecer o relacionamento com consumidores.

De acordo com a Statista, foram enviados 293.6 bilhões de e-mails em 2019, e podemos ter certeza que grande parte deles foi com o objetivo comercial. E digo mais, a cada 1 dolar de investimento em e-mail marketing, você tem de retorno 42 dólares, ou seja, é uma ótima ferramenta de vendas! Segundo uma pesquisa publicada no site instapage.com, enviando mensagens personalizadas de acordo com cada segmentação do seu público, você pode conseguir um ROI (retorno sobre investimento) de, em média, 122%.

A sua forte capacidade de gerar conversões faz do email marketing um poderoso canal de comunicação direto entre você e o consumidor. Quando enviado da maneira correta, recebe total atenção do leitor, garantindo o sucesso do seu investimento. Além de ser uma ótima ferramenta de conversão, o email marketing também é econômico e de amplo alcance, contribuindo para gerar autoridade e ampliar o reconhecimento de marca. Com ele você pode recuperar clientes que já estavam perdidos, recomendar produtos semelhantes ao que os clientes já compraram, educar seus clientes sobre as vantagens do produto, e promover maior engajamento com a sua marca.

Ou seja, é uma ferramenta eficaz seja para marcas B2C como B2B.  No artigo 10 Dicas para gerar mais leads B2B além do e-mail marketing mencionamos outras técnicas para ajudar na geração de leads B2B.

Depois de saber desses dados, fica muito claro que o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para converter potenciais clientes (leads) e fidelizar seus atuais clientes. E para ajudar você a criar uma estratégia de e-mail marketing realmente efetiva, trouxe nesse post 11 dicas para você acertar em cheio nas suas próximas campanhas!

1. Segmente as suas listas de e-mails

Cada cliente está em uma etapa diferente da jornada de compras (funil de vendas) e, portanto, deve receber conteúdos variados, de acordo com o estágio em que se encontra.Com isso você pode criar estratégias personalizadas para cada etapa do funil, aumentando as chances dos leads chegarem à ponta dele e realizarem a compra.

2. Crie um título forte para o assunto do email

Muitas pessoas menosprezam a importância do título do e-mail, quando é ele o principal fator decisório que fará o leitor abrir ou não aquela mensagem. Por isso capriche! Diga já no início do que o e-mail se trata, priorizando um título curto, com no máximo 40 caracteres, para que o texto não seja cortado e prejudique o entendimento da mensagem.

3. Faça envios de teste

Nem sempre conseguimos identificar todos os erros antes de enviar os e-mails para a nossa base. Por isso, faça envios testes antes de realizar o disparo final. Isso permite que você consiga checar se todas as informações estão corretas, facilitando a alteração de possíveis inconsistências antes de fazer o envio para os seus leads.

Na hora de disparar emails para a sua base é muito importante realizar testes A/B para identificar as abordagens mais eficientes. Utilize essa metodologia para testar uma variável de cada vez (Ex: títulos, fotos, CTAs). Assim você irá descobrir as abordagens que geram mais aberturas, cliques e compras.

Para você conhecer mais sobre essas técnicas leia o artigo 5 Dicas de Growth Hacking para acelerar a geração de leads

4. Cuidado para não cair em Spam

Primeiramente você deve saber que spam é um termo usados pare e-mails não solicitados e geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando a sua mensagem é considerada um spam, ela não entra na caixa principal de e-mail do lead e ele provavelmente não abrirá a sua mensagem.

Por isso, evite colocar muitos links no corpo de texto e usar palavras como “grátis, “últimas horas”, “última oportunidade”, “compre agora” pois elas podem ser entendidas como uma tentativa de golpeOutro erro que muitas pessoas costumam cometer é comprar listas de e-mails. Estes “leads” não deram autorização para receber as suas mensagens e provavelmente não terão nenhum tipo de interação com elas.

5. Fique atento as normas LGPD

Sancionada em agosto de 2018, a Lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) que estabelece algumas normas para a coleta, processamento e armazenamento de dados dos clientes como e-mail e telefone, por exemplo.

A lei entrará em vigor em maio de 2021 e exige que os clientes devem autorizar a coleta de dados pelos websites, não só em formulários de cadastro, mas também com a gestão de cookies, que exigirá páginas específicas de aviso para os que não forem essenciais.

6. Coloque links para redes sociais

Não é porque o cliente se cadastrou para receber os seus e-mails que ele segue sua empresa nas redes sociais. Muito pelo contrário, as vezes ele nem sabe que você está presente lá, e o seu papel é mostrar isso a ele!

Coloque links para todas as suas redes sociais, assim, além de ter uma grande chance do seu lead começar a seguir as suas redes, existe também a possibilidade de ele compartilhar o seu conteúdo nas redes pessoais dele.

7. Adicione um call to action (chamada para ação)

Defina o objetivo da sua campanha e adicione um botão chamando o seu cliente para ação. Alguns exemplos são “Saiba Mais”, “Inscreva-se”, “Comprar”, “Baixar”, entre outros. Essas chamadas estimularão o leitor a chegar ao objetivo final, por isso é importante colocar o botão em destaque, com cores chamativas para que seja percebido. Apostar em um layout mais clean evidencia ainda mais o Call To Action.

8. Crie uma versão mobile

Não é segredo para ninguém que grande parte das pessoas checam os seus e-mails no celular, para ser mais claro, aproximadamente 53% dos usuários. Baseado nisso, existe uma grande possibilidade de que a maioria dos seus clientes irá ler a sua newsletter em um celular ou tablet.

Por isso é tão importante criar sempre uma versão mobile para os seus e-mails. Ela garantirá que, independente do dispositivo que seu lead abrirá a o e-mail, ele conseguirá ler a mensagem inteira, sem cortes de conteúdo ou imagem.

9. Insira um link visível para cancelamento de inscrição

Essa é vista como uma boa prática de respeito ao seu lead, afinal, ninguém é obrigado a receber algo que não deseja, não é mesmo?! Além do que, manter um usuário desinteressado no seu conteúdo só te custará mais, sem trazer resultado nenhum. Então a melhor opção, tanto para você, quanto para o cliente, é deixar ele livre para escolher se quer receber os seus e-mails e facilitar para que ele cancele a inscrição, caso queira.

10. Reenvie os e-mails para quem não abriu a mensagem

Existem muitas razões pelas quais uma pessoa não lê um e-mail, isso não significa necessariamente que ela não abriu porque não quis. Não custa nada reenviar a newsletter como uma forma de lembrete, avisando que tem um conteúdo novo, mas que não foi aberto. Para facilitar, você pode atualizar o e-mail, colocando frases como “acho que você não viu nosso e-mail”, “temos uma novidade para você” ou até mesmo a palavra “lembrete”.

É importante salientar que os e-mails não devem ser reenviados mais de uma vez, se o lead não abriu a mensagem no segundo envio, não o incomode com um conteúdo que ele provavelmente não está interessado em ver.

11. Analise as métricas de disparo

Com a ajuda de uma plataforma de envio de e-mails, você tem acesso a uma infinidade de dados que são extremamente importantes para o sucesso das suas campanhas. Você pode saber qual a taxa de abertura dos e-mails, quantas pessoas clicaram no botão de CTA (Call To Action), quantas vezes elas abriram o e-mail e clicaram no link, qual o horário de maior abertura, enfim, são inúmeros resultados.

Entender o que funciona melhor pode ajudá-lo a montar a melhor estratégia para cada etapa do seu funil, aumentando ainda mais as chances de conversão dos seus leads em clientes.

E você, está esperando o que para começar a adotar essas práticas? Precisa de ajuda? Acesse nosso formulário e solicite uma proposta sem compromisso e descubra como podemos ajudá-lo a implementar com sucesso uma estratégia de e-mail marketing na sua empresa.