8 dicas para gerar mais leads em B2B

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Muitas pessoas têm dúvida em como conseguir leads qualificados, e isso se torna ainda mais complicado quando o negócio é B2B (business to business). Todos os anos o marketing se atualiza, acompanhando os avanços da tecnologia, porém muitas empresas ainda estão presas naquelas estratégias antigas, que não trazem muitos resultados para a realidade de hoje. Por isso resolvemos trazer algumas dicas para alavancar a sua estratégia de produção de conteúdo digital:

1. Investir em SEO (Search Engine Optimization)

Trabalhar conteúdo relevante em seu website além de boas estratégias de SEO faz toda diferença, já que pode potencializar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos do Google. Por isso, dentro das estratégias de SEO on-page:

  • Otimize a User Experience (UX) de todo o site;
  • Posts mais fáceis de ler (coneúdo de qualidade, parágrafos mais curtos, subtítulos, bullets, imagens e gráficos);
  • Design mobile do seu site é uma prioridade;
  • Escolha de palavras-chave mais adequadas para a sua audiência.

2. E-mail marketing

É uma das ferramentas que mais dão retorno de investimento (ROI), desde que utilizado com a estratégia correta. Um conteúdo relevante, autoral, diversificado (contendo entrevistas, pesquisas, vídeos e imagens próprias, etc.) destinado a uma lista de e-mail específica, pode trazer muito sucesso para uma campanha. Estas listas devem ser divididas por públicos e interesses, assim você cria o conteúdo exato para aquele grupo de pessoas. Ah, e lembre-se de usar um título impactante, o e-mail é algo muito valioso e, se você não chamar atenção logo na primeira linha, será ignorado pelo leitor.

Confira o artigo detalhado Como Utilizar o E-mail Marketing para Alavancar suas Conversões

3. Um lead não vem de “mão beijada”

Você precisa oferecer algo em troca do contato dele, algo que seja único e que ele não consiga em nenhum outro lugar. Desta maneira as pessoas ficarão interessadas e farão a troca com alegria, podendo até indicar para outras pessoas. O marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais geram leads, com um conteúdo único e desejado pelo seu público, você conquista ele com muito mais facilidade e se torna referência dentro do seu nicho de mercado, ou seja, novamente caímos na questão do conteúdo autoral.

4. Assine uma plataforma CRM

Organize todas as informações obtidas numa plataforma de CRM que possibilite fazer várias ações de marketing e vendas, assim você consegue enviar as informações desejadas para grupos específicos, e o melhor, monitorar os resultados a qualquer momento, com muito mais facilidade e qualidade. Sem falar que com o CRM seus times de vendas e marketing poderão trabalhar com muito mais sinergia. Hoje existem plataformas gratuitas, ou mesmo com valores mensais bem acessíveis, dependendo da quantidade de usuários.

5. Encontre o melhor canal ou formato 

Cada negócio tem a suas particularidades, por isso analise e faça testes, desta maneira você saberá o que funciona melhor para o seu tipo de negócio. Redes sociais não funcionam da mesma forma para todos. Alguns conseguem se conectar com seu público com vídeos no YouTube, já outras marcas tem muito sucesso no Instagram e no LinkedIn. Videos, imagens, infográficos, e-books ou posts textão, o que funciona melhor? Depende de como seu público se adapta e engaja com a sua marca.

6. Crie conteúdo de alta qualidade

O marketing de conteúdo, também conhecido como Branded Content, está sendo utilizado com sucesso por diversas empresas que desejam agregar informação relevante a sua identidade e assim, intensificar a experiência do consumidor com a marca. A grande sacada do Branded Content é que as marcas se tornam produtoras e proprietárias do seu conteúdo, não dependendo de terceiros para falar com seus consumidores. Mas não se engane, fazer de posts de datas comemorativas ou publicações superficiais repletas de banco de imagens não torna você um real produtor de conteúdo. Caso você não tenha pessoal qualificado para esta tarefa, terceirize com uma agência digital se julgar necessário.

O uso de influenciadores também pode ser uma estratégia interessante para apoiar a produção e distribuição de conteúdo de qualidade como já comentamos neste artigo.

7. Priorize o LinkedIn

Ele é uma rede exclusiva para negócios e assuntos profissionais. Mantenha a página da sua empresa sempre muito bem atualizada e com todas as informações possíveis. Além disso, use todas as possibilidades e ferramentas da plataforma, desde a publicação de posts até artigos mais completos, para aumentar a sua visibilidade junto ao seu público alvo (que pode ir muito além dos colaboradores).

A participe de grupos e páginas postando bons conteúdos e interagindo com outras postagens. Seguir, curtir e comentar posts das pessoas faz com que elas vejam com mais facilidade as suas redes, se interessem pelo seu conteúdo e comecem a seguir e interagir com o seu perfil empresarial.

8. Invista em Mídia paga

Sem dúvida é um dos tópicos mais importantes. O alcance orgânico das redes sociais (aquele que você não paga para aparecer na linha do tempo das outras pessoas) está cada vez menor, por isso é primordial investir em publicidade (quando você paga para aparecer mais), desta forma você conseguirá atingir muito mais pessoas que não seguem ou curtem a sua página, e o melhor de tudo, com a segmentação ideal para o seu mercado, aparecendo apenas para o seu público de interesse.

Agora que você já sabe de todas essas dicas, é só colocar em prática e curtir os resultados! E se precisar de ajuda, acesse nosso formulário e solicite uma proposta sem compromisso.