Métricas: Aprenda a usá-las em sua estratégia de redes sociais.

Métricas: Aprenda a usá-las em sua estratégia de redes sociais.

Por que métricas são tão importantes e como usá-las nas redes sociais?

Você já deve ter ouvido falar a respeito de métricas de redes sociais e como elas são importantes para ter sucesso em uma estratégia online. Mas o problema é que, para muitas pessoas, as métricas parecem um bicho de sete cabeças e elas acabam se focando apenas no número de seguidores. A verdade é que o número de seguidores é apenas uma das muitas métricas existentes e analisar ela, sem analisar outros dados, não adianta muita coisa.

É claro que de nada adianta olhar as métricas, se você não tem um plano estratégico de marketing de conteúdo com metas quantitativas e qualitativas bem definidas que guiem essa análise evolutiva de performance. Quer saber mais sobre como construir um bom plano acesse o nosso artigo as melhores práticas em gestão de redes sociais. Esse deve ser o seu ponto de partida sempre!

Só Seguidores importam?

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem “preciso aumentar o número de seguidores das minhas redes sociais”, mas sem se importar se esses seguidores fazem parte do público-alvo pretendido pela marca, ou se eles tem a capacidade de se engajar em torno dos valores da empresa.

A verdade é que ter muitos seguidores que não se engajam com a sua página, é pior do que ter pouco seguidores que sempre interagem com o seu conteúdo, pois a quantidade de interação é uma métrica muito importante para as redes sociais.

Por isso a compra de seguidores se mostra uma estratégia totalmente superficial e equivocada. Você, provavelmente, estará comprando contas não reais, as chamadas robôs, que por não serem pessoas, não vão interagir com o seu conteúdo, derrubando o seu engajamento.

Entenda quais são as métricas que fazem a diferença

Nos dashboards de resultados das redes sociais encontramos muitos números, e o que nos resta é saber quais dessas informações são mais importantes para cada plataforma. Existem muitos dados que são chamados de “métricas de vaidade“, como o número de seguidores, por exemplo, que já citei acima. Elas tem esse nome porque não são as mais importantes, porém, muitas vezes, são as que chamam mais atenção e as mais cobiçadas pelas pessoas, apenas para “mostrar aos outros como os seus perfis são bombados”.

Tome muito cuidado com elas! Métricas de vaidade não te dão informações realmente relevantes que contribuam para otimizar a estratégia utilizada em seus canais sociais. Além disso, acompanhar apenas esse tipo de dado pode prejudicá-lo e derrubar o seu alcance orgânico nas redes.

1. Engajamento

Eu diria que está é a principal das métricas, a que devemos dar mais carinho e atenção. É ela que vai mostrar se o seu público está realmente engajado, como o próprio nome já diz, com as suas páginas.

O engajamento nada mais é do que a interação do seu público com o seu conteúdo, se eles curtem, comentam, compartilham, salvam. O algoritmo das redes utilizam estes dados para saber se as suas publicações são realmente relevantes para as pessoas e, a partir disso, define se elas devem mostrar o seu post para mais ou menos gente. Resumindo, o sucesso do seu alcance depende muito do nível de engajamento.

2. Alcance

Temos dois tipos de alcance, o orgânico, que é aquele que conquistamos sem pagar nada, e o pago que, como o próprio nome já diz, é aquele que conquistamos em uma publicação patrocinada ou em um anúncio.

Mas a princípio vamos nos focar no alcance orgânico. Por conta do crescimento das redes, o algoritmo das plataformas vem diminuindo cada vez mais a entrega do conteúdo para os seus seguidores. Cada uma delas tem uma porcentagem específica de alcance orgânico para o seu público, a menor delas é a do Facebook, que entrega para menos de 3% dos seus seguidores.

Sabendo disso, você pode acompanhar a porcentagem de pessoas que viram o seu conteúdo e analisar se o alcance está bom ou não e, a partir disso, perceber qual o tipo de publicação faz mais sucesso com o seu público para poder repeti-las na sua estratégia.

3. Impressões

Muitas pessoas confundem alcance com impressão, então vou explicar a diferença dos dois aqui. Alcance mede quantas PESSOAS viram o seu conteúdo e as impressões quantas VEZES cada pessoa VIU a sua publicação. Uma pessoa (alcance) pode ver o seu post mais de uma vez (impressão) e, se isso acontecer, temos um bom indicativo aqui! Ninguém olha novamente aquilo que não gostou, por isso é importante acompanhar esses números e ver o sucesso de cada publicação com o seu público.

4. Informações demográficas

Este é um dado subestimado por muitas pessoas, mas que tem um grande poder para avaliar se a sua estratégia está dando certo. Com as informações demográficas você consegue ver dados como localização, faixa etária e sexo do seu público. Mas por que isso é tão importante?

Vamos lá! Supondo que você tem uma loja regional de roupas em Curitiba, e você não possui um e-commerce. Você quer vender através das redes sociais, porém a maioria dos seus seguidores são do Rio de Janeiro e São Paulo. Ora, pra esse objetivo ser factível você precisará estruturar uma forte base de seguidores na região de Curitiba ou também partir para a venda on line para expandir geograficamente o seu alcance. Devemos focar os nossos esforços em pessoas que realmente possam ser potenciais clientes para o nosso negócio, e não apenas aumentar o número de seguidores para “fazer bonito”.

5. Indicadores de reputação de marca

Já falamos sobre questões super importantes como alcance e engajamento, mas também precisamos ficar atentos aos indicadores de caráter mais qualitativo como as menções positivas e negativas da sua marca. Mensurar isso, ajudará a identificar a reputação da sua marca e também a identificar eventuais problemas que prejudicam a sua marca e que podem até gerar crises graves de imagem, se não forem tratados adequadamente.

6. CTR ou taxa de cliques (click-trough rate)

Esta métrica mostra a porcentagem de pessoas clicaram no link dentro de uma publicação. Este link pode levar para a página de um produto, para o seu website ou, até mesmo, para um landing page que tem o objetivo de coletar leads. Se você tem dúvidas de como montar uma landing page, acesse o nosso artigo o que são landing pages e por que você precisa delas?

Mas, como é medida esta porcentagem? O resultado do CTR é a divisão do número de cliques no link pelo número de visualizações. Este número vai te mostrar a eficiência do seu conteúdo e vale resssaltar que, em uma campanha paga, esta métrica vai impactar no valor pago pelos cliques dos usuários. Ou seja, quanto maior o seu CTR for, mais sucesso terá a sua publicação.

7. Leads e conversões

Primeiro você precisa saber qual a diferença dos dois. Uma pessoa pode ser considerada um lead quando ela demonstra interesse sobre o seu produto ou serviço, seja através de um orçamento ou na troca de seus dados por algo de seu interesse, como por exemplo quando você oferece um e-book em troca de nome, e-mail e telefone do usuário.

Já a conversão acontece quando esse lead passou para a próxima etapa do seu funil de vendas e realizou a compra, ou seja, se tornou o seu cliente.

Se você está conseguindo captar vários leads e transformá-los em conversões, parabéns, você está no caminho certo! Se isso ainda não está acontecendo, volte e analise as métricas anteriores e perceba aonde você deve mudar ou melhorar a sua estratégia de marketing para conseguir essas conversões.

8. Cliques no site

Você já parou para analisar se as pessoas que veem o seu conteúdo clicam para navegar no seu website? Este é um ótimo indicativo para analisar se o seu público têm interesse no seu produto ou serviço.

Quando as pessoas entram no seu site, elas tão buscando por mais informações como preço, qualidade, prazo de entrega, entre outros. Desta estapa para a compra efetiva é um passo pequeno.

Então, se você ainda não criou esse hábito, comece a reparar nos cliques do seu site hoje mesmo e, caso não tenha uma procura alta, pense em estratégias para criar o interesse do seu público em navegar no seu site e procurar por mais informações ou realizar uma compra.

Como identificar e transformar dados em insights poderosos?

Ok, já entendemos como as métricas são importantes e como analisar elas para ter uma estratégia online bem implementada. Mas agora a pergunta é: “Onde encontrar esses dados? Nas próprias redes sociais!

Cada uma delas oferece o seu próprio repertório de analytics, além de ser bem prático, esses dados são muito confiáveis, afinal, é a própria plataforma que está entregando eles a você. Além de que, eles ajudarão a definir a sua estratégia e aumentar os resultados das suas redes.

Mas se a sua marca é uma empresa com perfil B2C, com vendas em todo o Brasil, e com volumes muito grande de seguidores e interações, talvez seja interessante você utilizar uma empresa parceira que trabalhe com ferramentas analíticas mais poderosas de social listening, o que proporcionará um maior refinamento na identificação de insights e nas otimizações das estratégias.

Quer uma ajuda para trazer mais pensamento estratégico e capacidade analítica para as suas estratégias de social media? Acesse nosso formulário, solicite uma proposta sem compromisso e descubra como podemos ajudá-lo a obter resultados sólidos.