Por que empresas B2B precisam ter presença consistente em redes sociais?

Empresas B2B podem estar nas redes sociais?

Atualmente ainda existem muitas empresas B2B que não possuem uma estratégia sólida de marketing de conteúdo em redes sociais. Isso acontece porque essas empresas ainda acreditam que a geração de leads acontece exclusivamente em razão do esforço das equipes de vendas, mas é fato que as redes sociais, quando bem utilizadas, tem grande potencial para apoiar o processo de ativação de vendas, o reconhecimento da marca e, principalmente o relacionamento com os diferentes stakeholders.

Nesse aspecto é interessante frisar que não basta estar presente nas redes sociais é vital investir na construção de estratégias sólidas que transformem os canais sociais em poderosas plataformas de relacionamento e ativação de vendas, porque é isso que diferencia as empresas vencedoras daquelas que ficam a deriva no ambiente digital.

Na verdade, investir em marketing de conteúdo é primordial para qualquer marca nos dias de hoje. As pessoas passam cada vez mais tempo online, e você precisa chegar até elas para comunicar a sua mensagem e mostrar quem você é, sendo assim a sua marca precisa estar onipresente nas mídias sociais.

Como trabalhar o conteúdo para empresas B2B nas redes sociais

1. Publique conteúdo relevante

O mundo online é extremamente vasto, e tem espaço para todo mundo. Mas a questão aqui é ser visto e lembrado, uma vez que todos estão querendo o seu lugar ao sol e compartilhando conteúdo o tempo todo. Por isso você deve publicar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público, só assim conseguirá chamar atenção dele.

2. Tenha objetivos e estratégias bem definidos

Mas como saber qual conteúdo publicar? Primeiramente, você deve ter estratégias bem definidas, saber exatamente qual a identidade da sua empresa e onde quer chegar com a sua marca. Ter objetivos estratégicos bem definidos é fundamental, pois qualquer lugar serve para quem não sabe onde quer chegar. O segundo ponto é definir o público-alvo, que deve refletir as características dos seus atuais clientes e dos clientes em potencial que você está buscando para o seu negócio.

3. Criação de personas e narrativa de marca

Depois disso vem a criação de personas (para clarificar as características de cada perfil do seu público-alvo) e a definição de uma estratégia criativa de storytelling, que nada mais é que a narrativa que a sua marca adotará na produção diária de conteúdo. Publique conteúdos que tenham a ver com o ramo de atuação da sua empresa,  o gosto dos seus seguidores e que principalmente reflitam o DNA da marca, suas crenças e os diferenciais mercadológicos. Você pode falar sobre:

  • Informações institucionais com o Propósito da sua marca;

  • Informações relevantes a respeito do seu nicho de atuação;

  • Diferenciais de seus produtos e serviços;

  • Informações de caráter educativo para seu colaboradores, parceiros e fornecedores;

  • Iniciativas de sustentabilidade e  projetos sociais;

  • Políticas e projetos de inovação.

4. Comunicação eficiente

Outro ponto importante, é se comunicar de uma forma que faça o seu público se sentir parte de tudo isso. Crie uma linguagem que engaja, mostre as pessoas que você deseja a participação delas nas suas redes. Mas, quem é o seu público?

  • Clientes e potenciais clientes;

  • Colaboradores;

  • Parceiros e fornecedores;

  • Ajuda em algum projeto social? As pessoas beneficiadas por ele também são seu público.

Além de todas as dicas que acabamos de apresentar, vale a pena você conhecer mais sobre a implementação de ferramentas de Growth hacking e de hashtags porque elas podem ajudar a acelerar o crescimento do seu negócio nos meios digitais.

Leia também o nosso artigo ”8 dicas para gerar mais leads em B2B” para amarrar todos os seus esforços e criar uma estratégia de sucesso.

E o resultado de tudo isso? Você terá uma marca com uma comunidade forte e engajada, que sabe muito bem o que a sua empresa faz e, sempre que precisar de algo relacionado ao seu ramo de atuação, lembrará do seu negócio. Além disso, o seu publico compartilhará o seu conteúdo, trazendo ainda mais pessoas para a sua página e aumentando o sucesso das suas redes.

Agora que você já sabe a importância das redes sociais para acelerar o crescimento do seu negócio, acesse nosso formulário e solicite uma proposta sem compromisso e descubra como podemos ajudá-lo a implementar uma estratégia sólida de marketing de conteúdo B2B.