Atualmente ainda existem muitas empresas B2B que não possuem uma estratégia sólida de marketing de conteúdo em redes sociais. Isso acontece porque essas empresas ainda acreditam que a geração de leads acontece exclusivamente em razão do esforço das equipes de vendas, mas é fato que as redes sociais, quando bem utilizadas, tem grande potencial para apoiar o processo de ativação de vendas, o reconhecimento da marca e, principalmente o relacionamento com os diferentes stakeholders.
Nesse aspecto é interessante frisar que não basta estar presente nas redes sociais é vital investir na construção de estratégias sólidas que transformem os canais sociais em poderosas plataformas de relacionamento e ativação de vendas, porque é isso que diferencia as empresas vencedoras daquelas que ficam a deriva no ambiente digital.
Na verdade, investir em marketing de conteúdo é primordial para qualquer marca nos dias de hoje. As pessoas passam cada vez mais tempo online, e você precisa chegar até elas para comunicar a sua mensagem e mostrar quem você é, sendo assim a sua marca precisa estar onipresente nas mídias sociais.
Como trabalhar o conteúdo para empresas B2B nas redes sociais
1. Publique conteúdo relevante
O mundo online é extremamente vasto, e tem espaço para todo mundo. Mas a questão aqui é ser visto e lembrado, uma vez que todos estão querendo o seu lugar ao sol e compartilhando conteúdo o tempo todo. Por isso você deve publicar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público, só assim conseguirá chamar atenção dele.
2. Tenha objetivos e estratégias bem definidos
Mas como saber qual conteúdo publicar? Primeiramente, você deve ter estratégias bem definidas, saber exatamente qual a identidade da sua empresa e onde quer chegar com a sua marca. Ter objetivos estratégicos bem definidos é fundamental, pois qualquer lugar serve para quem não sabe onde quer chegar. O segundo ponto é definir o público-alvo, que deve refletir as características dos seus atuais clientes e dos clientes em potencial que você está buscando para o seu negócio.
3. Criação de personas e narrativa de marca
Depois disso vem a criação de personas (para clarificar as características de cada perfil do seu público-alvo) e a definição de uma estratégia criativa de storytelling, que nada mais é que a narrativa que a sua marca adotará na produção diária de conteúdo. Publique conteúdos que tenham a ver com o ramo de atuação da sua empresa, o gosto dos seus seguidores e que principalmente reflitam o DNA da marca, suas crenças e os diferenciais mercadológicos. Você pode falar sobre:
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Informações institucionais com o Propósito da sua marca;
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Informações relevantes a respeito do seu nicho de atuação;
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Diferenciais de seus produtos e serviços;
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Informações de caráter educativo para seu colaboradores, parceiros e fornecedores;
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Iniciativas de sustentabilidade e projetos sociais;
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Políticas e projetos de inovação.
4. Comunicação eficiente
Outro ponto importante, é se comunicar de uma forma que faça o seu público se sentir parte de tudo isso. Crie uma linguagem que engaja, mostre as pessoas que você deseja a participação delas nas suas redes. Mas, quem é o seu público?
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Clientes e potenciais clientes;
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Colaboradores;
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Parceiros e fornecedores;
- Ajuda em algum projeto social? As pessoas beneficiadas por ele também são seu público.
Além de todas as dicas que acabamos de apresentar, vale a pena você conhecer mais sobre a implementação de ferramentas de Growth hacking e de hashtags porque elas podem ajudar a acelerar o crescimento do seu negócio nos meios digitais.
Leia também o nosso artigo ”8 dicas para gerar mais leads em B2B” para amarrar todos os seus esforços e criar uma estratégia de sucesso.
E o resultado de tudo isso? Você terá uma marca com uma comunidade forte e engajada, que sabe muito bem o que a sua empresa faz e, sempre que precisar de algo relacionado ao seu ramo de atuação, lembrará do seu negócio. Além disso, o seu publico compartilhará o seu conteúdo, trazendo ainda mais pessoas para a sua página e aumentando o sucesso das suas redes.
Agora que você já sabe a importância das redes sociais para acelerar o crescimento do seu negócio, acesse nosso formulário e solicite uma proposta sem compromisso e descubra como podemos ajudá-lo a implementar uma estratégia sólida de marketing de conteúdo B2B.
- Escrito por: Jackson Brustolin
- Publicado em: 17 de Novembro, 2020
- Tags: B2B, conteúdo, marketing digital, Redes sociais, social media