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Probat Leogap – Gestão de Redes sociais

Em abril de 2015 assumimos a conta da Probat Leogap com o desafio de alinhar a estratégia global da marca alemã Probat no mercado brasileiro de equipamentos de torrefação e moagem de café. O principal objetivo era conquistar forte market share no segmento de coffee roasters (composto por fazendas e coffee shops).

Para atingir esse objetivo e acelerar a penetração da marca dentro desse universo, a Manalais desenvolveu um plano de comunicação arrojado com foco em técnicas de growth hacking, uma vez que a marca não contava com capacidade para realizar grandes investimentos em mídia paga. Nesse sentido, utilizamos um mix de ferramentas como: marketing de conteúdo (principalmente em redes sociais), SEO, patrocínios, marketing de referência (promotores de marca), email marketing, revista Espresso (a única mídia tradicional utilizada).

Toda a produção e gestão de conteúdo em redes sociais é baseada numa estratégia de alta frequência de postagens, com uso intenso de vídeos e lives, ideias criativas nos stories, além da construção de destaques diferenciados (Instagram) que contribuem para informar e engajar os clientes da empresa. Além disso investimos em um trabalho minucioso de gestão de Analytics que tem contribuido para uma melhoria permanente das táticas e estratégias utilizadas.

Redes Sociais Probat

Para fortalecer a percepção de marca iniciamos um trabalho posicionando a Probat como uma marca super premium no segmento de torradores de café. Para isso, elencamos alguns profissionais de prestígio no setor de café e criamos a campanha “Palavra de Mestre” que utiliza empresários e mestres de torra como embaixadores da marca. A campanha baseada em testemunhais de utilização de produto se mostrou um grande sucesso ao longo dos anos e continua sendo um importante pilar na estratégia, mesmo passados 6 anos de sua implementação.

Outro ponto fundamental: todo a estratégia de aquisição de seguidores é 100% qualitativa (apenas profissionais do universo do café), o que gerou bases reais (não fakes). Dessa forma, aceleramos o alcance da marca organicamente reduzindo drasticamente os custos de geração de leads e favorecendo o processo de conversão. Também apostamos em uma forte interação com os usuários das redes (conversas) o que gerou um grande engajamento entre a marca e seus públicos. Em paralelo ao trabalho desenvolvido nas redes sociais, também utilizamos várias técnicas de SEO, dentre as quais a criação de uma galeria de notícias robusta no website da empresa que melhorou substancialmente a marca nos resultados de busca orgânica, gerando maior tráfego quantitativo e qualitativo para a página.

Em resumo a estratégia tem gerado um forte recall para a marca tanto em termos institucionais quanto em ativação de vendas. O canal Instagram tem contribuído para uma geração massiva de leads junto ao universo de fazendas e coffeeshops. Não foi por acaso que nos últimos anos a marca incrementou significativamente o market share nesse segmento.

DETALHES

CLIENTE

Probat Leogap

Serviços

Marketing de conteúdo / Marketing offline

INDÚSTRIA

Máquinas